terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fórum Técnico busca soluções para a violência nas escolas

O combate à violência dentro e fora do ambiente escolar é um desafio que mobiliza educadores, pais, estudantes e gestores públicos. Nesta terça-feira (4/10/11), quarta (5) e quinta (6), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza a etapa final do Fórum Técnico Segurança nas Escolas - por uma cultura de paz. Depois de encontros regionais em seis municípios, os diagnósticos e as propostas levantadas nessas cidades serão discutidas no Plenário da ALMG, em Belo Horizonte (confira abaixo a programação). Veja hotsite »
Palestras - Nesta terça, às 9h30, após a abertura oficial, a socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro, Miriam Abramovay, realiza a palestra magna do evento. Ela é autora de vários livros e artigos sobre o tema da violência no ambiente escolar. Em seguida será dada a palavra a três especialistas: o pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG, Luiz Carlos Castello Branco Rena; a promotora de Justiça Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; e a coordenadora da Organização Brahma Kumaris - Brasil, Marli Medeiros.
Na parte da tarde, outros três conferencistas apresentam dados sobre integração de ações e programas de combate à violência nas escolas: o psicólogo Walter Ernesto Ude Marques; a representante do Governo de Minas Maria Sueli de Oliveira Pires; e a defensora pública Roberta de Mesquita Ribeiro. Os especialistas Luciano Campos Silva (UFMG), Maria Beatriz Costa Pereira (Movimento Viva e Deixe Viver), Hudson Matos Ferraz Júnior (PMMG) e Jéferson Botelho Pereira (Polícia Civil) falam sobre o tema Prevenção e combate à violência escolar.
Grupos de trabalho - Na quarta-feira (5), será a vez dos debates nos grupos de trabalho, formados por representantes das seis cidades do interior onde aconteceram os encontros regionais e também de Belo Horizonte. Eles vão debater as propostas dentro dos três eixos principais - Violência no ambiente escolar; Integração de ações e programas; e Prevenção e combate à violência escolar - e levá-las para a Plenária Final, que acontece na quinta-feira (6). O documento final resultante do evento vai subsidiar a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.
Mobilização - O Fórum Técnico Segurança nas Escolas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa que conta com o apoio de 77 entidades. Entre seus objetivos estão conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, além de discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência nesse ambiente.
Programação
4 de outubro
9 horas - Abertura oficial
9h30 - Palestra magna "Segurança nas escolas: por uma cultura de paz"
Miriam Abramovay - Socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro
10h10 - Exposições "Violência no ambiente escolar"
Luiz Carlos Castello Branco Rena - Escritor, pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG; professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Processos Sociais da PUC Minas
Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick - Promotora de Justiça; coordenadora da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc)
Marli Medeiros - Coordenadora Regional Sudeste da Organização Brahma Kumaris - Brasil
11h30 - Debates
14 horas - Exposições: Integração de ações e programas
Walter Ernesto Ude Marques - Psicólogo, mestre em Educação pela UFMG e doutor em Psicologia pela UNB; professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Sueli de Oliveira Pires - Coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial de Enfrentamento das Condições Geradoras da Violência Escolar do Governo do Estado de Minas Gerais
Roberta de Mesquita Ribeiro - Defensora Pública e integrante do Fórum pela Paz Escolar (Forpaz)
15h30 - Debates
16 horas - Exposições: Prevenção e combate à violência escolar
Luciano Campos Silva - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto
Maria Beatriz Costa Pereira - Professora e coordenadora do Movimento Viva e Deixe Viver
Hudson Matos Ferraz Júnior - Capitão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; coordenador operacional e metodológico do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Jéferson Botelho Pereira - Doutorando em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino de Buenos Aires; professor de ensino superior e palestrante na área de direito; delegado regional de Polícia Civil em Governador Valadares-MG
17h30 - Debates
18 horas - Encerramento
5 de outubro
Das 8 às 18 horas - Grupos de Trabalho
Grupo 1 - Violência no ambiente escolar
Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Grupo 2 - Integração de ações e programas
Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Grupo 3 - Prevenção e combate à violência escolar
Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infantojuvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONGs, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
6 de outubro
9 horas - Plenária Final
Discussão, votação e priorização das propostas advindas nos grupos de trabalho
Eleição da Comissão de Representação

Fonte: ALMG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!