O combate à violência dentro e fora do ambiente escolar é um desafio que mobiliza educadores, pais, estudantes e gestores públicos. Nesta terça-feira (4/10/11), quarta (5) e quinta (6), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza a etapa final do Fórum Técnico Segurança nas Escolas - por uma cultura de paz. Depois de encontros regionais em seis municípios, os diagnósticos e as propostas levantadas nessas cidades serão discutidas no Plenário da ALMG, em Belo Horizonte (confira abaixo a programação). Veja hotsite »
Palestras - Nesta terça, às 9h30, após a abertura oficial, a socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro, Miriam Abramovay, realiza a palestra magna do evento. Ela é autora de vários livros e artigos sobre o tema da violência no ambiente escolar. Em seguida será dada a palavra a três especialistas: o pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG, Luiz Carlos Castello Branco Rena; a promotora de Justiça Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; e a coordenadora da Organização Brahma Kumaris - Brasil, Marli Medeiros.
Na parte da tarde, outros três conferencistas apresentam dados sobre integração de ações e programas de combate à violência nas escolas: o psicólogo Walter Ernesto Ude Marques; a representante do Governo de Minas Maria Sueli de Oliveira Pires; e a defensora pública Roberta de Mesquita Ribeiro. Os especialistas Luciano Campos Silva (UFMG), Maria Beatriz Costa Pereira (Movimento Viva e Deixe Viver), Hudson Matos Ferraz Júnior (PMMG) e Jéferson Botelho Pereira (Polícia Civil) falam sobre o tema Prevenção e combate à violência escolar.
Grupos de trabalho - Na quarta-feira (5), será a vez dos debates nos grupos de trabalho, formados por representantes das seis cidades do interior onde aconteceram os encontros regionais e também de Belo Horizonte. Eles vão debater as propostas dentro dos três eixos principais - Violência no ambiente escolar; Integração de ações e programas; e Prevenção e combate à violência escolar - e levá-las para a Plenária Final, que acontece na quinta-feira (6). O documento final resultante do evento vai subsidiar a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.
Mobilização - O Fórum Técnico Segurança nas Escolas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa que conta com o apoio de 77 entidades. Entre seus objetivos estão conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, além de discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência nesse ambiente.
Programação
4 de outubro
9 horas - Abertura oficial
9h30 - Palestra magna "Segurança nas escolas: por uma cultura de paz"
Miriam Abramovay - Socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro
Miriam Abramovay - Socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro
10h10 - Exposições "Violência no ambiente escolar"
Luiz Carlos Castello Branco Rena - Escritor, pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG; professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Processos Sociais da PUC Minas
Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick - Promotora de Justiça; coordenadora da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc)
Marli Medeiros - Coordenadora Regional Sudeste da Organização Brahma Kumaris - Brasil
Luiz Carlos Castello Branco Rena - Escritor, pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG; professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Processos Sociais da PUC Minas
Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick - Promotora de Justiça; coordenadora da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc)
Marli Medeiros - Coordenadora Regional Sudeste da Organização Brahma Kumaris - Brasil
11h30 - Debates
14 horas - Exposições: Integração de ações e programas
Walter Ernesto Ude Marques - Psicólogo, mestre em Educação pela UFMG e doutor em Psicologia pela UNB; professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Sueli de Oliveira Pires - Coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial de Enfrentamento das Condições Geradoras da Violência Escolar do Governo do Estado de Minas Gerais
Roberta de Mesquita Ribeiro - Defensora Pública e integrante do Fórum pela Paz Escolar (Forpaz)
Walter Ernesto Ude Marques - Psicólogo, mestre em Educação pela UFMG e doutor em Psicologia pela UNB; professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais
Maria Sueli de Oliveira Pires - Coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial de Enfrentamento das Condições Geradoras da Violência Escolar do Governo do Estado de Minas Gerais
Roberta de Mesquita Ribeiro - Defensora Pública e integrante do Fórum pela Paz Escolar (Forpaz)
15h30 - Debates
16 horas - Exposições: Prevenção e combate à violência escolar
Luciano Campos Silva - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto
Maria Beatriz Costa Pereira - Professora e coordenadora do Movimento Viva e Deixe Viver
Hudson Matos Ferraz Júnior - Capitão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; coordenador operacional e metodológico do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Jéferson Botelho Pereira - Doutorando em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino de Buenos Aires; professor de ensino superior e palestrante na área de direito; delegado regional de Polícia Civil em Governador Valadares-MG
Luciano Campos Silva - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto
Maria Beatriz Costa Pereira - Professora e coordenadora do Movimento Viva e Deixe Viver
Hudson Matos Ferraz Júnior - Capitão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; coordenador operacional e metodológico do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Jéferson Botelho Pereira - Doutorando em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino de Buenos Aires; professor de ensino superior e palestrante na área de direito; delegado regional de Polícia Civil em Governador Valadares-MG
17h30 - Debates
18 horas - Encerramento
5 de outubro
Das 8 às 18 horas - Grupos de Trabalho
Grupo 1 - Violência no ambiente escolar
Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Grupo 2 - Integração de ações e programas
Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Grupo 3 - Prevenção e combate à violência escolar
Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infantojuvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONGs, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infantojuvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONGs, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
6 de outubro
9 horas - Plenária Final
Discussão, votação e priorização das propostas advindas nos grupos de trabalho
Eleição da Comissão de Representação
Discussão, votação e priorização das propostas advindas nos grupos de trabalho
Eleição da Comissão de Representação
Fonte: ALMG
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