segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Policiais ameaçados, agentes penitenciários acuados e o Sistema Penitenciário

 

Cabo Cláudio Cassimiro Dias (Criminólogo)
Nos dias atuais percebe-se que agentes penitenciários, policiais civis e militares e agentes do sistema de defesa social, e até juizes estão sendo vitimados e ameaçados pelos marginais. Exemplo disso é a relação de procurados postada em toda a mídia brasileira, de marginais de Minas Gerais. Inclusive 5 (cinco) deles já foram presos.
Mas, essa lista de procurados é apenas uma gota d’água no oceano, pois nossos policiais estão acuados e de mãos amarradas, pois os marginais têm mais direitos que os agentes que representam o estado. Antes que os policiais militares terminem o B.O. (Boletim de Ocorrência) os marginais são liberados, pelas leis que lhes são benevolentes.
O estado não consegue punir os marginais, e os policiais são punidos, a todo momento, e ameaçados com juntamente com sua família.
A morte da juíza Patrícia Acioli trouxe a tona um debate mais acirrado acerca do tema. Pois o sistema demonstra falhas e mesmo fragilidade por parte do estado.
Há algum tempo atrás os marginais não tinham coragem de ameaçar policiais, pois sabiam que o resultado não seria nada bom para eles.
Não se quer aqui criar uma polícia violenta e que haja como na lei de Talião “Olho por olho, dente por dente”, porém, que as autoridades façam valer a lei.
Nossos representantes e sociedade organizada devem iniciar um debate centrado na proteção aos policiais, como guardiães da sociedade, para que num futuro muito próximo não ocorra uma inversão total de valores, onde o cidadão de bem fique preso, e o cidadão, dito infrator transite livremente praticando crimes e ameaçando policiais ao bel prazer. Afinal, Polícia é polícia e pronto.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!