quarta-feira, 22 de junho de 2011

Uma experiência para qualificar o planejamento público e que poder ser aplicado a outras realidades muncipais

 

PBH realiza 1a reunião do Planejamento Regionalizado

Prefeitura realiza primeira reunião do planejamento regionalizado

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias de Gestão Compartilhada e da Regional Norte, promoveu na quinta-feira, dia 16, a primeira reunião da Oficina de Planejamento Participativo Regionalizado. O encontro reuniu mais de 300 pessoas do setor público e lideranças comunitárias, além de representantes de movimentos sociais, do setor produtivo e da sociedade civil, que foram convidados para conhecer o programa “Gestão Compartilhada: ampliando a participação popular em Belo Horizonte”, cujo objetivo do programa é dar oportunidade à comunidade de discutir e apontar propostas para o desenvolvimento da cidade tendo como base suas subdivisões territoriais.



O encontro foi a primeira etapa de um processo que vai até março de 2012. Para a secretária municipal adjunta de Gestão Compartilhada, Maria Madalena Franco, o objetivo da Prefeitura é ampliar e reforçar os processos participativos já existentes, bem como a co-responsabilização do cidadão com o planejamento da cidade. “Vamos fomentar a criação de novos espaços de diálogo com a sociedade aproximando a Prefeitura do cidadão” afirmou.

A representante da Federação das Associações Comunitárias de Minas Gerias (Facemg), Eulália Pires de Freitas, destacou a necessidade de discutir o planejamento da cidade. “Há 20 anos o Orçamento Participativo era um avanço em termos de políticas públicas. Hoje, avançar é discutir o planejamento. Não só discutir o território, mas também compartilhar os benefícios que a região poder oferecer aos seus moradores”, disse.


As próximas reuniões na região Norte estão marcadas para os dias 28 de junho e 7 de julho, na Escola Municipal Tristão da Cunha e no BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, respectivamente.


Participação da população


Um dos pilares do planejamento é a participação popular. Por isso, o programa ganhou o nome de “Gestão Compartilhada: ampliando a participação popular em Belo Horizonte”. Para realizar o planejamento regionalizado, a Prefeitura subdividiu a cidade em 40 regiões com características semelhantes em termos de infraestrutura e condições socioeconômicas. As regionais Barreiro, Centro-Sul, Nordeste e Oeste serão subdivididas em cinco sub-regiões cada uma. Venda Nova, Norte, Pampulha, Noroeste e Leste, em quatro territórios. Cada sub-região terá entre 100 a 120 lideranças comunitárias que participarão de debates e apresentarão propostas para o planejamento urbano.



Com o planejamento participativo regionalizado, os cidadãos irão propor soluções de médio prazo para a melhoria das sub-regiões onde moram. Para isso, serão realizadas oficinas de âmbito regional, sub-regional e municipal, incluindo diálogos diretos com o prefeito, secretários e outros gestores públicos. As propostas irão contribuir para o processo de decisão das obras a serem priorizadas no OP em 2012, subsidiar o planejamento setorial das secretarias, além de favorecer a integração das diversas políticas públicas nas sub-regiões.



No primeiro ciclo, a população conhece a proposta e mobiliza outros representantes importantes para o processo. No segundo, fica sabendo o que a Prefeitura fez e está fazendo e propõe outras ações, além de escolher uma comissão representativa. No terceiro ciclo, a população apresenta as propostas e debate com o prefeito. No quarto, discute com os técnicos da Prefeitura e consolida as propostas. No quinto, as nove regionais se reúnem em um fórum da cidade para apresentar, de forma integrada, os resultados das propostas das 40 sub-regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!