quinta-feira, 30 de junho de 2011

Policiamento em troca de cafezinho na padaria

 Comerciantes oferecem lanches a policiais militares esperando mais segurança


Publicado no Super Notícia em 30/06/2011

FLÁVIA MARTINS Y MIGUEL
 
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE
Viatura em frente a padaria: cena comum em BH
 
Ver uma viatura parada na porta de uma padaria é cena comum nas ruas de Belo Horizonte. Isso porque a cultura do cafezinho e do pão de queijo de graça para os policiais militares já está enraizada entre os comerciantes da capital, que buscam em troca a garantia de policiamento e segurança.
A reportagem do Super Notícia percorreu ontem 11 padarias da capital e ouviu comerciantes que confirmaram que o lanche de graça para os policiais é comum e aceito sem a menor cerimônia. Eles reconhecem que a presença da viatura inibe a ação dos criminosos, mesmo que momentaneamente, mas negaram que ofereçam as refeições esperando algo em troca.
"Não vou cobrar um lanche deles, né? Sempre foi assim. Mesmo porque assalto aqui é direto, não significa que estou mais seguro", contou o comerciante Geraldo Silva, dono de uma padaria no bairro União, região Nordeste. Todos os comerciantes ouvidos foram vítimas de assaltos recentes - um deles foi roubado 37 vezes em seis anos.
Em um dos estabelecimentos onde policiais foram flagrados lanchando sem pagar, a cortesia renderia uma nota fiscal de R$ 15. A padaria fica no bairro Tirol, na região do Barreiro. O dono, Osvaldo Heleno, disse que é apenas uma "gentileza para os amigos". "Eles vêm aqui sempre, a gente os conhece. E não garante segurança porque sábado passado a gente foi assaltado".
A assessoria de imprensa da Polícia Militar foi insistentemente procurada ontem, mas ninguém foi encontrado para falar sobre a prática. Nenhum policial respondeu se aceitar o cafezinho oferecido pelos comerciantes é uma prática legal ou prevista de alguma maneira no código de conduta da polícia.
Denúncia
O Comando de Policiamento da Capital, durante uma entrevista em uma rádio nesta semana, orientou os cidadãos a denunciar à Corregedoria da PM qualquer tipo de abuso de militares aos comerciantes da cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!