Projeto assinado por Oscar Niemeyer celebra os 90 anos da arquidiocese
Publicado no Jornal OTEMPO
DA REDAÇÃO
A Arquidiocese de Belo Horizonte vai anunciar, na próxima semana, a construção da Catedral Metropolitana Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia. O projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer, e a novidade fará parte das comemorações dos 90 anos de fundação da instituição religiosa.
O templo será construída nos arredores da avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, próximo à Cidade Administrativa, sede do governo estadual. O complexo terá três pavimentos e uma praça para missas campais.
Essa não será a primeira catedral de Belo Horizonte mas, sim, a primeira construída com esse objetivo. Atualmente, a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital, ostenta o título.
Capacidade. A expectativa é que o novo espaço comporte cerca de 20 mil fiéis, uma capacidade bastante superior à da catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, que pode receber, no máximo, 500 pessoas.
O novo complexo também deverá receber a Catedral da Comunicação Católica, que congrega todos os veículos de comunicação da arquidiocese (Rádio América, Rádio Cultura, Jornal de Opinião, TV Horizonte e o site da instituição), além do Memorial da Igreja e a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição.
O projeto de construção da nova catedral foi divulgado em maio deste ano pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante o encontro da assembleia do clero, na capital.
Histórico. Registros apontam que o terreno onde hoje se encontra a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem abrigava uma capela pequena, ainda na época do antigo arraial de Curral del-Rei. O espaço foi substituído, anos depois, por uma matriz maior, destruída em 1897 para dar lugar à construção atual, em estilo gótico, datada de 1932. A igreja já estava sendo construída quando foi elevada à condição de catedral.
Hoje, porém, ela se revela modesta para as dimensões e as necessidades da arquidiocese. Na nova Catedral Metropolitana, a entidade religiosa pretende encontrar um espaço apropriado e proporcional ao crescimento do número de fiéis ao longo das últimas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário