sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jovens são foco da prevenção às drogas

O Seminário Regional de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal, realizado nessa semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, teve como principal debate a prevenção do uso das drogas, focando os jovens e crianças. Dados apresentados aos parlamentares da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGA) comprovam que o número de usuários jovens é cada vez maior.
A juíza Valéria Rodrigues, presidente do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte, alertou sobre a urgência no atendimento ao adolescente infrator. “Os jovens são encaminhados diretamente a mim quando apreendidos após cometerem delitos. São 800 inquéritos que recebo por mês, sendo esse o mesmo número de processos que o Fórum de Belo Horizonte recebe para distribuir em 24 varas. Consigo comprovar que é grande o impacto das drogas sobre a prática criminosa: 25% dos inquéritos referem-se a tráfico de drogas, 21% a uso de drogas e o restante a outros delitos, como furtos e roubos, que costumam ser motivados pelas drogas”, concluiu.
O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), coordenador e presidente do seminário, enfatizou que projetos sociais envolvendo a família e as escolas são pontos cruciais para prevenir o uso de drogas. “A atenção aos jovens começa nas escolas e no meio familiar. Pelos depoimentos, sabemos que os jovens começam a usar drogas muito cedo, com 10 anos de idade e é com a atuação de projetos dentro das escolas com a participação da família que a prevenção deve ser eficaz”.
O seminário regional é realizado em todas as capitais do país e aborda cinco diferentes eixos que serão as temáticas do Plano Nacional de Políticas Públicas de Combate às Drogas: prevenção, tratamento e acolhimento, reinserção social, repressão ao tráfico e sugestões para legislação. A coordenação do seminário foi dos deputados federais Leonardo Quintão e Weliton Prado (PT-MG) e tem como relator o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS-MG). Participaram da mesa o presidente do CEDROGA, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), o relator do CEDROGA, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa das Entidades Terapêuticas, deputado federal Eros Biondini (PTB-MG), o vereador Elias Murad (PSDB), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado estadual Durval Ângelo (PT).
Os palestrantes do seminário foram o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Inspetor David Stanley Bonfim Dias, o Subsecretário Estadual Antidrogas, Cloves Benevides, o representante da Polícia Militar de Minas Gerais e coordenador do Programa Educacional de Combate às Drogas, Capitão Ferraz, a juíza Valéria Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o presidente da Federação Nacional das Entidades Terapêuticas Evangélicas, Wellington Vieira, a coordenadora da Comunidade Poços de Luz, de Poços de Caldas, Roseli Barcelos e o presidente do Projeto Vida, de Contagem, Geovane Alexandre Silva.
Ainda estiveram presentes os deputados estaduais Carlos Mosconi (PSDB), Doutor Viana (DEM) e Fábio Cherém (PSL), e os vereadores Geraldo Félix (PMDB) e Hugo Tomé (PMN), presidente da Comissão Especial Municipal de Combate às Drogas da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!