terça-feira, 26 de julho de 2011

Consea-MG destaca importância da agricultura familiar para a alimentação

BELO HORIZONTE (25/07/11) - O Dia da Agricultura Familiar, comemorado nesta segunda-feira (25), é mais uma oportunidade de destacar a importância da atividade para a alimentação segura da população. O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli, ressalta também o trabalho do povo que se sacrifica sol a sol para colocar nas mesas dos brasileiros um alimento de qualidade.

“A lei federal 11.947/2009 reconhece o papel e a missão da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e adequados para a saúde do povo. Ela consagra o binômio ‘alimentação - educação’ como fundamento de um país formado por gente saudável, inteligente, criativa e bem humorada”, comenta Dom Mauro.
A importância dessa atividade é reconhecida em números. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, a agricultura familiar em Minas Gerais corresponde a 11% da área total ocupada por este segmento no país, sendo que 79% dos estabelecimentos agropecuários do Estado são da agricultura familiar, ocupando uma área de 27% do total das propriedades rurais. Ainda segundo o Censo, Minas Gerais possui uma área total de 58.652.800 hectares, sendo 15% deste espaço ocupados pela agricultura familiar. O Estado conta com 10% do total de estabelecimentos rurais da agricultura familiar do Brasil. O número de agricultores familiares representa 62% das pessoas ocupadas em estabelecimentos rurais mineiros. No Estado, cerca de 84% dos agricultores familiares são proprietários de suas terras, representando 373.053 estabelecimentos. No Brasil, essa parcela é de 75%.
O segmento tem participação efetiva na produção dos principais produtos mineiros: leite (45%); milho (47%); café (32%); mandioca (84%); arroz em casca (44%), além de responder por 62% da geração de empregos no campo, empregando 1,2 milhão de trabalhadores.
“Este ano, o governador Antonio Anastasia, em um ato que demonstra a relevância da atividade da agricultura familiar, criou o Comitê Temático de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável e a Subsecretaria de Agricultura Familiar, incontestavelmente um grande avanço para a política de Segurança Alimentar e que será constitutiva do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)”, pontua Dom Mauro Morelli. Segundo ele, “desta forma o Governo do Estado acelera o processo de respeito e promoção do direito humano ao alimento saudável, adequado e solidário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!