"Tem lógica nós trocarmos de celular toda hora? Tem lógica alguém ter 15 pares de sapato?" Os questionamentos feitos por Eliane de Moura Martins, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) foram ouvidos atentamente pelos jovens que participavam do 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do Rio Grande do Sul na última sexta-feira (8). A reportagem é de Karol Assunção e publicada por Adital, 11-07-2011. Em sua fala, Eliane alertou os jovens sobre a "lógica do mercado", que cria "necessidades" de consumo. "Ele cria essa lógica de que precisamos, de que sentimos necessidade [de comprar]. Isso é feito para que o sistema funcione", explicou. A integrante do MTD ainda lembrou que os jovens e as mulheres são os mais explorados pelo mercado e assediados para consumir. "O trabalho é socializado. Porém, a riqueza do nosso trabalho é socializada?", indagou. Em entrevista à Adital, Eliane destacou que o Levante da Juventude proporciona ao jovem uma visão de resistência e enfrentamento a esse modelo. De acordo com ela, a proposta é que o jovem "desnaturalize" a proposta do capitalismo. "Isso não quer dizer que a gente não deve utilizar as tecnologias, mas que devemos ser conscientes de utilizar aquilo que auxilie no desenvolvimento humano", observou. Para Eliane, o sistema capitalista incentiva um consumo descartável, banalizado. "Hoje, até a vida é banalizada. [É necessário se perguntar se] a gente precisa mesmo de tudo isso", refletiu. Na opinião dela, a educação popular é fundamental para ajudar o jovem a questionar essa realidade. Isso porque a educação parte da visão de mundo deles. "O jovem precisa decodificar, desvelar o mundo. É importante fazer isso com o outro e como um trabalho permanente", finalizou. O 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do Rio Grande do Sul reuniu cerca de 550 jovens entre os dias 8 e 10 de julho em Santa Maria, como atividade paralela à 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (Feicoop) e a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. | |
terça-feira, 12 de julho de 2011
Consumismo é tema de debate entre jovens participantes do 7º Levante da Juventude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.
O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE
Termo de responsabilidade
O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário