sexta-feira, 8 de julho de 2011

TRE nega recurso de prefeito cassado de Timóteo

Por unanimidade, o TRE negou, nesta quinta-feira(30), provimento ao recurso do ex-prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário Torres (PDT), que pretendia que fosse colhido um novo depoimento de uma testemunha do processo de sua cassação pela Justiça Eleitoral. O juiz eleitoral do município já havia negado o pedido de Hilário, em virtude de a petição inicial não ter atendido aos requisitos processuais, estabelecidos pela legislação eleitoral. 
Em seu voto, a juíza relatora do caso no TRE, Luciana Nepomuceno, ao confirmar a decisão de primeira instância, ressaltou que o ex-prefeito não corrigiu a falha da inicial do processo, tendo deixado de promover “todas as citações exigidas pelo Código Eleitoral”. 
Segundo ela, “embora o requerente não indique com clareza qual ação eleitoral ele pretende instruir com o testemunho obtido, consta da própria inicial que a justificação se fundamenta no ‘disposto no artigo 861 do CPC combinado com o artigo 270 do Código Eleitoral’. O §1º deste dispositivo é claro ao estabelecer que as justificações serão admitidas como meio de prova pelos Tribunais Regionais Eleitorais desde que, processadas perante o juiz eleitoral na Zona, tenham sido citados os partidos que concorreram ao pleito”.
Também o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela negativa ao pedido de Geraldo Hilário, conforme a conclusão do parecer assinado pelo procurador regional eleitoral, Felipe Peixoto Braga Netto: “verifica-se, portanto, que a decisão do juízo a quo foi acertada ao indeferir a petição inicial – após conceder prazo de dez dias para a sua adequação (f. 45) – ante sua inépcia”.
No seu pedido, Geraldo Hilário pretendia que fosse ouvida uma testemunha, que teria sido coagida pelo atual Prefeito de Timóteo a prestar depoimento de forma fraudulenta no processo que deu causa à cassação do seu mandato. Essa prova teria por objetivo, segundo o autor, surtir efeito junto ao TSE, já que há um recurso especial ainda em trâmite naquele Tribunal. O juiz de primeira instância julgou então inepta a inicial apresentada pelo interessado, com fundamento de que Hilário não detalhou o objeto da prova, não juntou cópia da decisão e não indicou e nem promoveu as citações previstas no Código Eleitoral. 
A cidade de Timóteo está sendo administrada pelo segundo colocado na disputa eleitoral de 2008, Sérgio Mendes (PSB), devido à cassação de Geraldo Hilário pela Justiça Eleitoral, em setembro de 2010, por abuso de poder econômico e político nas eleições.

Processo relacionado: RE 1781

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!