Tenho plena convicção que a a criação do blog, as notícias que publicamos, as críticas às vezes contundentes e afiadas, não agradaram a todos, o que era também outra certeza quando assim pensamos, pois a unânimidade sempre haverá de ser burra, e não era mesmo nossa pretensão, e pretensioso jamais foi um predicativo de minha trajetória de vida, pois sei que a solução para todos os problemas da vida humana, sempre será uma eterna discussão.
Fomos forjados na luta pelo exercício da cidadania e do sagrado príncipio da dignidade humana, que deveria ser a viga mestra das políticas públicas em qualquer administração pública, seja ela municipal, estadual e federal, e não podemos admitir que ainda haja em pleno estado democrático de direito, nenhum obstáculo que se interponha para sua plena realização.
Com este ideal e acesso a internte, criamos e colocamos no ar o blog, BomJesus Emfoco, que como em qualquer sociedade, em seu recém nascimento, já se consagrou na preferência e na vida dos bomjesuenses, como um agente indutor e estimulador da discussão política com foco nos interesses e problemas dos cidadãos e da comunidade, bem como se constituido em forúm democrático para apresentar denúncias, reclamações, notícias, opiniões e propostas para melhorar a administração do munícipio e a prestação dos serviços aos cidadãos, em especial na área de saúde, segurança e educação, prioridades em quase todos os munícipios brasileiros.
Não sabíamos incialmente, que tanto barulho poderiamos causar e incomodar ao mesmo tempo tanta gente, que talvez como muitos outros bomjesuenses, somente querem o melhor para a sua terra natal, e para o bem-estar de seus conterrâneos e concidadãos, pois assim acreditamos.
É certo que também já imaginávamos, que isto não seria visto com bons olhos, por alguns que estando no poder, ou pelo menos estando se aproveitando dele, não agradariam em serem o foco de uma observação mais critíca e pública, ainda mais em se tratando de gestão, política e administração pública, que invariávelmente são historicamente os maiores obstáculos que o cidadão enfrenta para exercer, reivindicar, exigir, e obter direitos inerentes aos deveres da administração para melhoria de sua vida em toda sua dimensão.
Nossa maior ambição se concentra em poder contribuir com a construção do pensamento crítico, com foco no exercício da cidadania, como um direito inalienável de participar ativamente da vida e decisões políticas de sua cidade, sem qualquer impedimento, discriminação, repressão e retaliação política de qualquer natureza, sob pena de nos enveredarmos para o retrocesso e o retorno aos tempos da repartição do patrimônio público entre grupos vencedores e seus aliados como se privado fosse, como os exemplos que nos dão os políticos brasileiros, quase sempre se valendo do balcão de negócios do poder legislativo e outras muitas manobras obscuras e escusas.
De modo trágico, vemos na história da vida pública brasileira, homens sem valores éticos, morais e cristãos, que cultuam o poder como algo que os torna intocáveis, que os colacam acima do bem e do mal, da lei , que se vestem com o manto da impunidade, sob a benevolência e morosidade da justiça, pelo menos era o que acreditavam a bem pouco tempo, apesar de haver ainda uns poucos remanescentes, pelos muitos rincões dos municípios brasileiros, e Bom Jesus não é exceção.
Nosso proposito é estar a serviço da comunidade, e integrar-nos a uma rede de bomjesuenses que desejam, querem e sabem que é possível construir uma cidade melhor e com mais dignidade e respeito ao cidadão, com mais solidariedade e compromisso com causas que estejam legitimadas pelo interesse genuinamente público e coletivo, sem fazer desta obrigação um favor ou concessão que dependa de interferência política, tráfico de influência, de pertencer a esta ou aquela facção política, ou mesmo de ser considerado aliado ou adversário da administração.
Temos um outro e muito importante objetivo que é influenciar sem alienar, pois é possibilitando a emancipação e o desenvolvimento pleno das pessoas, garantindo-lhes o direito de expressar, participar, se reunir, associar, fiscalizar, reivindicar, controlar, e decidir sobre o futuro da sociedade que queremos para as futuras gerações, pois do futuro depende irremediávelmente o presente.
Ser idealista, sonhador, utópico, visionário, futurista, progressista, não pode jamais ser compreendido como uma filosofia de pensadores, mas como uma marca para realização de grandes e ambiciosos projetos de mudanças culturais, políticas, sociais e de pensamento, e por poder partilhar isto com os bomjesuenses, agradeço os mais de 1000 acessos no blog.
Esta é uma vitória de todos, e somente foi possível pela participação de cada um que ama e se importa com a pequenina e amada Bom Jesus do Galho.
"A construção da cidadania se dá por meio da conquista dos direitos civis e políticos, pela integração ao governo, pela participação política na sociedade. Ainda imaginamos que a exigência daquilo que nos é conferido como direito individual constitui privilégio. Perdemos o poder da indignação e deparamos, em todo momento, com o desrespeito, pelos próprios governantes, ao direito individual nosso ou de terceiro."
"A construção da cidadania se dá por meio da conquista dos direitos civis e políticos, pela integração ao governo, pela participação política na sociedade. Ainda imaginamos que a exigência daquilo que nos é conferido como direito individual constitui privilégio. Perdemos o poder da indignação e deparamos, em todo momento, com o desrespeito, pelos próprios governantes, ao direito individual nosso ou de terceiro."
Nenhum comentário:
Postar um comentário