segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como vou escolher meu candidato a prefeito


charge_votoAté o momento não consegui vislumbrar um candidato que, no meu modo de avaliação, reunisse as qualidades necessárias para representar condignamente o eleitorado raul-soarense como o mandatário mor desta cidade. E creio, não vou encontrar mesmo, pois, ninguém é perfeito e, por mais que eu vasculhe a vida de prováveis candidatos, sempre encontrarei alguma "virtude" que não me agradará. Resta-me a condição de ser menos exigente e pautar em ponderações, se quiser prosseguir nesta árdua tarefa.
Raul Soares tem, por tradição, eleger mais forasteiros do que filhos da terra . Não que também não sejam bons administradores, pois já tivemos ótimos prefeitos eleitos em Raul Soares oriundos de outras regiões. Mas, os filhos da terra mesmo nunca foram bem aceitos por este eleitorado, garantindo sustentação à máxima de que "Santo de casa não faz milagres". Só que, em um excepcional caso, e, para contrariar, já fez milagres, sim, e dos bons.
Não fosse a feliz passagem do saudoso Wiron, levantando a bandeira de que "O Nosso Partido é Raul Soares", esta cidade ainda seria aquela onde a praça central estaria abrigando aquelas horríveis barracas de madeira caindo aos pedaços, onde os ambulantes vendiam verduras, legumes, pintinhos, galinhas, porcos e até bezerros; onde os carroceiros faziam ponto e fertilizavam a área com o esterco de seus animais, misturados à lama fedorenta quando chovia, principalmente aquela chuvinha miúda. Os pontilhões estariam em ruínas, considerando o abandono que vêm sofrendo com as últimas administrações e não seriam, como hoje e com muito orgulho, uma passagem segura para que os bairros Bom Jesus e a Tarza prosperassem a ponto de abrigarem residências de alto nível como as que felizmente temos atualmente. Essas, e mais algumas obras, que não vamos enumerar para não alongar o texto, são exemplos de administração bem sucedida e, lembrando, sem nenhuma paixão política, já que nosso saudoso ex-prefeito não se encontra mais entre nós para agradecer os elogios.
O próximo pleito se aproxima. 2012 será o ano em que o raul-soarense encontrará um cenário ainda encoberto em mistério. Um vidente diria que muitas nuvens negras se aproximam para tornar ainda mais nebuloso esse cenário. Alguns candidatos de carteirinha já se apresentaram, mas, as cartas da manga estão guardadas a sete chaves e não será fácil decifrá-las, por enquanto.
Enquanto isso, algumas ponderações poderão ser questionadas. Exemplo: para que elegermos os que vêm de fora se temos bons candidatos aqui nesta terra e que também sofrem conosco com os desmandos das últimas administrações? É preferível eleger uma pessoa que todos conhecem a sua formação intelectual e moral; um que todos viram crescer e tem conhecimento de seu potencial, do que arriscar o voto em um candidato que você está conhecendo agora, através do marketing político. E não basta só isso. Não quer dizer que esse candidato seja o ideal só porque o vimos crescer e conhecemos a sua descendência. Este é apenas um quesito favorável. É necessária uma avaliação mais acurada, para saber das suas reais intenções. Ultimamente, muitos políticos, apesar da aparência de ilibados, estão utilizando a carreira política como meio de alcançar o poder, almejando  o  enriquecimento ilícito, e não são poucos os que se deixam levar por essa maldita tentação. Portanto, toda cautela ainda é pouco.
Por fim, ter a consciência de que praticar a cidadania é um ato de coragem e patriotismo, e não para se subverter às pequenas tentações de vantagens em troca do voto. Um administrador público é eleito para trabalhar não para mim ou minha família e parentes, mas para todos. Ele é um empregado do povo. Deve trabalhar para esse povo e a ele prestar contas. Tenho que escolher um mandatário que irá priorizar a maioria, comtemplando principalmente aquela maioria que pode menos e, por isso, necessita de um maior apoio do poder público. Por isso, mãos na consciência, menos egoísmo e mais fraternidade para com nossos irmãos, se quisermos ter um lugar realmente próspero e digno para se viver harmoniosamente.
Ainda tenho esperança que apareça o meu candidato tão sonhado e eu consiga realizar esse sonho não só meu, mas de todos os raul-soarenses que querem bem a este povo e a esta terra. Se não for possível, que, pelo menos, ele seja um administrador de moral elevada, conduta ilibada, respeite as leis e as pessoas e jamais se utilize da política como uma arma para perseguir quem quer que seja. Quem sabe, ele já está no meio de nós e ressurja das cinzas?
Que Deus nos abençoe e oriente nossas ações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!