Caratinga rumo à VII Conferência Estadual de Saúde de MG
Matéria extraída do Blog do Fabiano Enfermeiro
Estaremos iniciando mais uma jornada nacional de debates. Agora será a etapa estadual, que será realizada em Belo Horizonte na Serraria Souza Pinto; onde avaliaremos e deliberaremos propostas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro na nossa história.
Decorridas mais de duas décadas de sua criação, o SUS inicia o seu período de maioridade, com importantes conquistas sociais e significativos desafios no futuro.
Como um apaixonado pelo SUS que sou, não poderia deixar de participar deste evento histórico da democracia no SUS contribuindo para seu crescimento e fortalecimento.
A primeira etapa já passamos por ela aqui em Caratinga nos dias 8 e 9 de julho conforme o Regimento da 14ª CNS I. Etapa Municipal – 01 de abril a 15 de julho de 2011; agora eu e mais sete delegados eleitos democraticamente representaremos na II. Etapa Estadual/Distrito Federal – 16 de julho a 31 de outubro de 2011; exatamente a partir de amanhã até o dia onze o município de Caratinga, já na torcida e expectativa da III. Etapa Nacional – 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011 que será realizada em Brasília.
Lamentável é o fato de que RAUL SOARES não tenha sequer realizado ainda a Conferência Municipal e até onde tenho conhecimento, nunca, ninguém participou de um evento a nível Estadual levando as propostas Municipais de Saúde.
Tal fato me remete a relembrar a manipulação e falta de democracia apresentada em todas as conferências de saúde realizadas em Raul Soares, onde tive oportunidade de participar, cito a edição de 2008, onde a manipulação e ditadura prevaleceram, constatado a partir da atitude do gestor de retirar de uma localidade cito Rua de Ubá, a Unidade de Saúde, mesmo contra a vontade dos usuários, manifestada através do voto, na plenária final de tal evento.
Não me causa surpresa o fato de saber que Raul Soares se quer realizou a sua Conferência Municipal dentro do período hábil para levar suas resoluções a nível Estadual, fazer só por fazer é jogar o nosso dinheiro fora e brincar com a saúde e dignidade das pessoas, que necessitam de decisões que realmente vão contribuir para uma melhor qualidade de vida e assistência a saúde.
A participação e conhecimento destas atrocidades só aguçam a percepção de uma gestão fraca, destoante com os pilares da democracia e os princípios do SUS.
E “vamo que vamo, porque pra frente é que se anda”, lutando pela igualdade de direitos, e defesa do direito de todos, muitas vezes cerceados pela manipulação, terrorismo ou ignorância mesmo.
Ainda ouso sonhar com uma Raul Soares plena dos direitos democráticos.
Fonte: Blog do Fabiano Enfermeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário