terça-feira, 23 de agosto de 2011

Será que em Bom Jesus há um programa de enfrentamento e prevenção ao uso do crak?

Sete Lagoas encaminha ao Observatório relatório sobre usuários

CNM
O Município de Sete Lagoas (MG), localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, cadastrou acesso ao portal Observatório do Crack, e começou a lançar os dados. Um relatório da Superintendência Municipal Antidrogas (Sumad), enviado a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que trabalha no projeto, mostra que em 2010 existiam mais de quatro 4,2 mil usuários de drogas assistidos. 
Como é realidade em diversos Municípios do país, em Sete Lagoas, o crack é a droga ilícita com maior quantidade de dependentes, 49% do total.  Seguido da cocaína e da maconha, com 27% e 24%. Das drogas lícitas, as mais consumidas são as bebidas alcoólicas, e 41% dos usuários de crack também são consumidores deste tipo de substância.
Apesar de a quantidade de mulheres envolvidas com drogas ter crescido de 14% para 21% do total, de 2009 para 2010, a maioria absoluta são homens de 13 a 25 anos. Envolvimento em prisões, em inquéritos policiais, em processo e diligência de conselho tutelar, com ministério público ou com juizado da infância ou da adolescência já foi registrado por 2.275 dos assistidos.
Prevenção e tratamentoCom população de 214 mil habitantes, concentrada na área urbana, o Município tem desenvolvido também ações de prevenção ao uso de drogas, além das atividades voltadas aos dependentes químicos. Como por exemplo: projetos e atuações nas escolas públicas e particulares, parceria com a polícia e com Organizações não Governamentais (Ong’s) e a implantação de um disque denuncias drogas.
De acordo com as informações da prefeitura, alguns desafios para melhorar o atendimento ainda são enfrentados. Entre elas, a falta do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps-AD), a falta de leitos nos hospitais para desintoxicação dos dependentes químicos e o não cumprimento pela Rede Pública de Saúde da Portaria 2.197/2007 do Ministério da Saúde. A portaria amplia a atenção integral para usuários de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!