domingo, 21 de agosto de 2011

Profetas da ecologia condenam incineração do lixo

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) está em campanha permanente contra a incineração do lixo. Em ação inédita, duas catadoras ajuizaram ação popular contra a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, São Paulo, na tentativa de barrar o projeto do incinerador no antigo lixão do Alvarenga.

A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 19-08-2011.

A ação pede a suspensão imediata do edital de licitação do incinerador, denominado de “Usina Verde” pela administração municipal.

“Nós somos contra isso porque agride o meio ambiente. Queimando os resíduos terão que extrair novos recursos naturais para produzir mais matéria-prima. Se não cuidarmos do planeta agora não sabemos como vai ficar daqui a anos”, disse para o portal do MNCR a catadora Maria Mônica da Silva, uma das autoras da ação judicial.

O catador é um profeta da ecologia, sanitário de um universo doente, médico do planeta Terra, anjo da guarda de arroios, rios, lagos e do mar, descreve em artigo para o Instituto Humanitas Unisinos - IHU o irmão marista Antonio Cechin.

“O planeta, nossa casa comum, não agüenta mais tanta sujeira amontoada nos lixões, isso quando não é lançada diretamente in natura nos mananciais hídricos, conspurcando a própria fonte de vida que a água significa para todo e qualquer vivente”, arrola Cechin.

O marista lembra que ao separar uma tonelada de latinhas de alumino, embalagens de cervejas e refrigerantes, e devolvê-las para a indústria, o catador preserva dentro do solo 12 toneladas de bauxita, matéria-prima que fica reservada para gerações futuras. Ao realizar a triagem de uma tonelada de papel ou papelão, o catador impede que 25 árvores sejam derrubadas.

“Nosso catador é considerado profeta da ecologia porque é ele quem dá à sociedade consumista uma notícia má ao lado de uma notícia boa. Ele denuncia a triste situação em que se encontra o planeta e ao mesmo tempo anuncia a saída possível, através de três erres: reduzir a quantidade de resíduos, reutilizar tudo o que for possível, e reciclar devolvendo matéria-prima às fábricas”, arrola Cechin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!