quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeitos se mobilizam para lutar por melhorias em seus munícipios, enquanto outros somente esperam que apareça um salvador

AMAPI participa do 4º Fórum das Associações Microrregionais

O secretário-executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende e o prefeito de São Pedro dos Ferros, José Sílvio Soares Rios, participaram sexta-feira, dia 12 de agosto, em Belo Horizonte, do 4º Fórum das Associações Microrregionais, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM). Na pauta do encontro, a segunda etapa do Projeto de Revitalização das Microrregionais, iluminação pública e transferência dos ativos, Ministério Público e a mobilização para a as etapas regionais da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social.
Durante o encontro, definiu-se que será feito um encaminhamento ao Governo do Estado, solicitando que, para a segunda etapa de revitalização das Microrregionais, seja reeditado o convênio no valor de R$ 800 mil, mesmo montante da etapa anterior. "O Governo já revelou o interesse em consolidar o convênio ainda este ano. E, de acordo com a Sedru (Secretaria de Desenvolvimento Regional Urbano), já foram encaminhados questionamentos às Microrregionais para se definir como deve ser feita a segunda etapa", disse o presidente da AMM, Ângelo Roncalli.
Em relação à transferência dos ativos da iluminação pública das concessionárias de energia para os municípios, que está prevista na Resolução Normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica para entrar em vigor a partir de outubro de 2011, Roncalli afirmou que a AMM vai intensificar a mobilização junto aos deputados federais de Minas para que o assunto seja discutido de forma mais abrangente. "Temos que alertar os nossos deputados para a gravidade do tema. Se não tivermos sucesso nessa empreitada, os municípios serão sobrecarregados com mais uma obrigação, sem ter garantia de como cumpri-la", alertou Roncalli.
"Estamos acompanhando o assunto e solicitando informações técnicas à Cemig e à Aneel, para que possamos discutir e levantar outras demandas", explicou Adriana Giroletti, assessora do departamento jurídico da AMM. "Buscamos levantamentos junto à Cemig e ela própria reconhece a dificuldade em dimensionar, por exemplo, números de pontos, custos com manutenção. Por isso, vamos solicitar, pelo menos, a suspensão desse prazo para que tenhamos tempo de elaborar um estudo mais aprofundado". Por esta razão, a AMM organizará um fórum de iluminação pública no mês de novembro. A AMAPI também vai debater o assunto junto aos prefeitos filiados em breve. 
"O assunto é polêmico, já que as concessionárias de iluminação querem repassar apenas as luminárias e algumas peças para serem administradas pelos municípios. Já os postes, que são fontes geradoras de renda e que foram doados inicialmente pelos próprios municípios, devem ser revestidos para os mesmos, mas ainda não existe consenso sobre o assunto", explica José Adalberto.
Segundo ele, esta demanda de transferência de ativos de iluminação pública vai onerar ainda mais os pequenos municípios e uma alternativa que tem sido discutida é repassar este papel para as associações microrregionais, que para oferecerem este tipo de serviço devem estar capacitadas e contarem com toda a infraestrutura necessária.
Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social
"Transparência significa modernidade". Assim, o controlador-geral do Estado, Moacyr Lobato de Campos Filho, resumiu a importância da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), que tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
A Conferência Nacional está marcada para maio de 2012. No entanto, antes dessa data, estão programadas etapas regionais e estaduais. As Conferências Regionais vão eleger delegados para encaminhar propostas até o dia 2 de setembro de 2011. "Para o sucesso desta ação, as associações microrregionais são nossos parceiros de primeira ordem, cumprindo o papel de mobilizador e fiscalizador do princípio da transparência pública", afirmou o chefe da Controladoria-Geral da União em Minas Gerais, Luiz Alberto Sanabio Freesz.

Fonte: Portal Pontenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!