quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prefeitura de Caratinga gastou mais de R$ 10 milhões em aluguel de carros


Documento comprova empenho de pagamentos pelo período de dois anos e meio à cooperativa. Entenda o caso...
Não são 10 reais, nem 10 mil, 100 mil... são mais de 10 milhões de reais. Dinheiro inalcançável para muitos, distante para tantos, mas que foram empenhados e pagos pela Prefeitura de Caratinga à Cooperminas – Cooperativa de servidores autônomos que presta serviços à Prefeitura de Caratinga, em aluguel de veículos para compor as secretarias municipais.
Os documentos analisados pelo jornalismo do Super Canal são empenhos de credores, dados minuciosos, detalhados, com valores e datas específicas. Empenhos pagos de janeiro a dezembro de 2009 e 2010 e de janeiro a junho de 2011.
A soma total dos gastos com aluguel de veículos de janeiro de 2009 a julho de 2011 é de R$ 10.313.087,00.
Para exemplificar a relação de gastos e pagamento, no dia 30 de junho de 2009 foram mais de meio milhão de reais em aluguel de veículos e transporte de estudante. Em março de 2010, quando parte dos servidores públicos estavam em greve por melhores salários, a Prefeitura realizava o pagamento no dia 20, no valor de R$ 483.043,81 em aluguel de veículos.
Nos valores analisados no total em 2009 foram gastos R$ 3.266.361,57, em 2010 4.531.984,86. Já neste ano de 2011, em pouco menos de seis meses este valor já supera a marca de 2 milhões e meio de reais. Em seu valor exato, já foram empenhados e pagos 2.514.742,85 até o dia 13 de junho.
RELAÇÃO COOPERMINAS E PREFEITURA
A relação entre Cooperminas e a Prefeitura de Caratinga já foi alvo de especulação, investigação e denúncias. Em agosto de 2010, o Super Canal exibiu uma reportagem com o depoimento de um dos cooperados da cooperativa, que denunciou atrasos de pagamento aos cooperados, mediante a justificativa de atrasos de repasse da Prefeitura.
A cooperativa criada em abril de 2009, com o intuito de agregar motoristas e proprietários de veículos que prestavam serviços à Prefeitura Municipal de Caratinga no aluguel de veículos automotores de forma individualizada começava então ser alvo de investigação. Em depoimento o cooperado denunciou “a grande maioria que presta o serviço é fruto de uma promessa de campanha do governo do atual prefeito. Eu mesmo estou nesta situação. Ali tem de tudo, cooperado que é parente de vereador, de funcionário contratado da Prefeitura e por aí vai”.
A câmara municipal de Caratinga interveio, conforme destacado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Caratinga, João Roberto Leodoro, o Mestre. O encontro entre representantes do poder legislativo, cooperados, o Chefe de Gabinete, Edwir Júnior, e o diretor da Cooperminas, Cleuber Martins em 2010 não surtiu efeito. Apenas discussões e nenhuma explicação.
E neste ano de 2011 após pedir informações e muito esperar, a Câmara Municipal recebeu o primeiro ofício, assinado pela secretária de Fazenda, Angelita Lelis. O documento enviado pela Prefeitura de Caratinga mensura os gastos de 2009 e 2010 e eis o confronto das informações:
Segundo a Prefeitura, em 2009 foram gastos 1.382.642,40 com a Cooperminas. Mas segundo documento oficial de empenhos pagos este valor é superior, o total de R$ 3.266,361,57. Uma diferença de mais de dois milhões de reais.
O representante do poder legislativo, o vereador e presidente Mestre, destacou a seriedade desta denúncia e confirmou os dados repassados à Câmara pela Prefeitura, mostrando preocupação diante da diferença de valores. Mestre se comprometeu a apurar o caso.
Uma diferença que se estende, segundo a Prefeitura a soma de gastos com a cooperativa em dois anos é de 6.344.117,50, descrição de valor repassada à Câmara Municipal, um tanto quanto diferente dos empenhos pagos que foram de 7.798.346,30, quase um milhão e meio de diferença. Caberá agora à Câmara municipal de Caratinga fiscalizar, confrontar os dados e descobrir porque tanto dinheiro investido em aluguel de carro e uma diferença tão numerosa no dinheiro dos cofres públicos.
10 MILHÕES DE REAIS: O SUFICIENTE PARA COMPRAR MAIS DE 400 CARROS POPULARES
A Prefeitura de Caratinga pagou mais de R$ 10 milhões em aluguel de veículos, o montante daria para comprar:
Cerca de 425 Fiat Uno Mille Economy 2012, no valor unitário de 23.490. Se comparado ao veículo de novo modelo da mesma marca, seriam 375 veículos. A quantia também poderia mudar a vida de muitos, 10 milhões de reais seriam bem investidos em cerca de 400 casas populares ou ainda mais de 200 mil cestas básicas. .
O que não é o caso do uso do dinheiro público, mas com a quantia, uma prefeitura poderia pagar por cerca de dez veículos Ferrari Califórnia do Reino Unido.
Mas o importante é destacar que dinheiro público tem de ter um destino certo, um investimento correto.

TV Supercanal / Caratinga

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