segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Câmara Municipal de Bom Jesus deveria copiar bons exemplos

Moralização
Lei da Ficha Limpa da capital será a mais rigorosa do Brasil
Norma não depende do Executivo e deve ser promulgada em até duas semanas
Publicado no Jornal OTEMPO


A partir deste mês, Belo Horizonte passa a ser a cidade com a Lei da Ficha Limpa mais rigorosa do país. Além de restrições a todo o corpo de servidores do poder público, uma emenda incluída na proposta - já aprovada em primeiro turno na Câmara Municipal da capital e que acabou passando despercebida - impede até a contratação de empresas terceirizadas que sejam enquadradas como fichas sujas.

Com a proposta, não poderão ser contratos pelo município empresas que tenham executivos, diretores ou chefes que tenham sido condenados por um órgão colegiado do Judiciário. O dispositivo ainda obriga as empresas a apresentarem documentos que comprovem que não cometeram irregularidades, enquanto Pessoas Jurídicas.

O impedimento, que irá tornar a capital pioneira no país, causa polêmica entre os vereadores, mas, por meio de um acordo entre os parlamentares e a presidência da Câmara, acabou sendo incluído e aprovado por unanimidade em primeiro turno. "Ela é, de longe, a mais rígida do país.

O impedimento das empresas é importante porque as pessoas usavam de uma triangulação para contratá-las: não colocava uma pessoa ficha suja na administração pública, mas a indicava para uma empresa prestadora de serviços", afirmou a O TEMPO o presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PSDB). "Só com a lei conseguiremos impedir que isso aconteça", completou.

Um artifício utilizado pelo Legislativo permitirá que a proposta passe a valer no município tão logo a Câmara retome suas atividades. Por se tratar de uma emenda à Lei Orgânica, não será necessário que, depois de apreciada em segundo turno, seja aprovada pelo Executivo. "Ela virá direto para a presidência da Câmara, o que permitirá que seja aprovada e publicada de imediato", ressaltou Burguês, que espera aprovar e promulgar a lei em até duas semanas.

Comparativo. A Lei da Ficha Limpa municipal têm aspectos diferentes dos definidos pelas legislações semelhantes, já aprovadas no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas. Além de barrar até fornecedores, a proposta da Câmara de Belo Horizonte proíbe que pessoas condenadas por órgão colegiado sejam nomeadas para cargos de direção no Executivo e Legislativo, e também enquadra assessores de vereadores e da prefeitura que tenham sido considerados ficha suja.

Outra novidade é a retroatividade da lei. "Aquelas pessoas que já estão no cargo e são ficha suja terão 60 dias, a partir da publicação da lei, para deixar a vaga", disse Léo Burguês.

Aprovação
Quórum. Para que a lei seja aprovada na Câmara de BH em segundo turno, é necessário que ao menos 28, dos 41 parlamentares, compareçam à votação no plenário. Se aprovado, o texto não requer sanção do prefeito Marcio Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!