Quando fundamos o blog bomjesus emfoco, o propósito que nos motivou e ainda é a principal ideia-força é de que somente pela participação e discussão dos problemas que afetam a vida em sociedade é que poderemos melhorar a vida dos nossos semelhantes e assim assegurar-lhes merecidamente um pouco de dignidade e respeito.
Não acreditamos em discursos e promessas de campanha eleitoral, pois são tão passageiras como as eleições, mas na força que exerce o povo, quando desperta que será pelo exercício de sua cidadania que irá obter de qualquer administração o direito de tê-la zelando, cuidando e protegendo o interesse público, como sua responsabilidade em prestar serviços públicos gratuitos e de qualidade.
Uma Prefeitura, representa o poder executivo, cuja atribuição é administrar a cidade colocando a disposição de seus cidadãos, todos os serviços que são de sua inteira e exclusiva responsabilidade, sem nenhuma restrição ou limitação, menos ainda se forem injustificadamente de natureza política, devendo nestes casos, ser o representante do Ministério Público, da coordenadoria do patrimônio público, imediatamente comunicado.
O povo precisa compreender que reivindicar uma atuação política transparente, ética, e honesta não é nenhum crime nem traição ao seu correlegionário de partido ou aliança, pois é antes de tudo um direito que se tem como fundamento a dignidade da pessoa humana.
Se todos cidadãos soubessem que entre muitos dos seus direitos, está o que ter acesso a qualquer documento público, as licitações, contratos, e ao orçamento público, com discriminação de receitas e despesas, aos pagamentos realizados pelo poder público, talvez estaria em condições de fiscalizar com mais rigor as atividades de gestão de seu município.
Aproxima-se de novo as eleições, e chega a hora de investidas para arrebanhar aliados e simpatizantes, e é exatamente neste momento que o cidadão decide que administração quer para sua cidade, e como poderá influenciar o resultado na vitória do candidato que apresentará a melhor proposta para solucionar os muitos problemas que se acumulam.
O eleitor precisa se organizar em grupos nos seu bairro, rua, corrego, distrito, vilarejo, vila na zona rural e urbana, e por meio de reuniões levantar os problemas com os quais convive e apresentá-los aos candidatos para avaliação e declaração de compromisso de como poderá resolver a situação, sejam estradas, posto de saúde, escola, transporte escolar, poluição das águas para irrigação da agricultura, saneamento básico, coleta de lixo, calçamento e rede pluvial, usina de tratamento e reciclagem de lixo, eventos culturais e de esporte, programas sociais, entre muitos outros que podem ser discutidos e listados para serem discutidos com os candidatos.
A democracia representativa tem suas limitações, pois é somente de quatro em quatro anos, que temos a oportunidade de realmente exercermos o direito de mudar os destinos de nossa cidade, por isto estamos acreditando que se houver um pouco de interesse e boa vontade, muitas mudanças poderão ocorrer, mas faça valer o seu poder, que é seu de mais ninguém.
O exercício da cidadania, não admite medo, temor e recuo, ele é da essência de cada pessoa, e somente sua repetição diária, cotidiana, sem tréguas e interrupção, é que se aprende que para se convencer da mudança, trava-se uma luta pessoal, para convencer os outros da mudança travamos uma batalha, e para mudarmos devemos vencer uma guerra.
Sou bomjesuemse e não desisto nunca! e acredito que cada um pode e na medida de suas possibilidades haverá de dar sua contribuição para a construção de um mundo melhor, e podemos começar pela nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário