As peças produzidas pela empresa de Ipatinga têm 42m de comprimento, 3,5m de largura, 2,5m de altura e 43 toneladas cada
DA REDAÇÃO - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou para a tarde desta sexta-feira (16), a liberação do tráfego na nova ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, trecho de Sabará. O trânsito na antiga ponte que existia no local foi interditado no dia 20 de abril, depois que a estrutura começou a ceder. Definida a demolição, foi providenciada a construção de outra ponte, em regime de urgência.
A obra teve início no dia 19 de maio, com prazo inicial de entrega previsto para outubro próximo. A construtora contratada em regime emergencial conseguiu acelerar a obra e a construção foi concluída com 45 dias de antecedência, conforme a assessoria do Dnit.
No período de interdição da ponte, foram adotadas inicialmente rotas alternativas para acesso a Belo Horizonte, por Sabará e Santa Luzia. Na sequência, o Batalhão de Engenharia do Exército montou pontes metálicas, mas limitou o trânsito ao peso de 60 toneladas, permitindo a passagem de veículos com, no máximo, cinco eixos. Cargas que saíam da capital sentido ao Vale do Aço, por exemplo, passaram a ser desviadas para a rota de Ouro Preto, o que aumentava a viagem em mais de 90 quilômetros.
Esse transtorno deverá chegar ao fim na tarde de hoje. Segundo o Dnit, os ajustes finais na sinalização horizontal e vertical devem ser concluídos nesta sexta-feira e o tráfego voltará à normalidade na travessia sobre o rio das Velhas.
A nova ponte, com 217 metros de extensão, custou R$ 29,3 milhões, segundo informações do Dnit. Cada pista da nova ponte possui 3,5 metros de largura. A obra foi construída sobre as estruturas metálicas fabricadas pela Usiminas Mecânica, em Ipatinga
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