A Prefeitura de Ponte Nova, através da secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), concluiu nesta semana a construção e montagem da Unidade Processamento Mínimo de Hortaliças. O projeto visa agregar valor aos produtos rurais da agricultura familiar, treinar e capacitar jovens rurais e introduzir inovação tecnológica no campo.
A unidade funciona no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Palmeiras, e é capaz de processar vários tipos de verduras, legumes e frutas, deixando-os prontos para o consumo. O projeto conta com a parceria e apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), através do Departamento de Biologia Vegetal, sendo que o professor Rolf Puschumann é o coordenador da equipe de pesquisadores e alunos de pós-graduação que dão suporte técnico à iniciativa.
Com recursos do governo de Minas e da Prefeitura de Ponte Nova foi possível a construção e instalação da Unidade de Processamento e ainda a aquisição de um caminhão com baú refrigerado. Trata-se de um projeto em que a Coplacan tem interesse, pois agrega valor aos produtos rurais. E será ela, mediante um convênio, a responsável pelo gerenciamento do negócio. O CVT e a SEDRU fornecerá o espaço físico, energia elétrica, água e profissionais para acompanhar as atividades. Já a Emater/MG fica com a parte de orientação técnica aos produtores.
Parte das atividades operacionais do processamento ficará por conta de alunos-aprendizes, filhos de agricultores, que receberão uma bolsa da Prefeitura de Ponte Nova. O processo de seleção desses jovens, que precisam de uma série de pré-requisitos, ficarão por conta dos técnicos da Emater/MG.
Em 26/07, uma equipe de alunos de pós-graduação da UFV, coordenados pelo professor e doutor Milton Edgar Pereira Flores e mais os técnicos do CVT, SEDRU, Emater e Coplacan participaram dos testes de funcionamento da Unidade, processando beterraba, cenoura e couve. Eles concluíram que as instalações e equipamentos estão prontos para entrar em funcionamento.
Pascoal Online, com informações da Ascom – Prefeitura de Ponte Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário