quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Prefeitura de Ponte Nova beneficia agricultores com a Unidade de Processamento de Hortaliças


DSC02207
A Prefeitura de Ponte Nova, através da secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), concluiu nesta semana a construção e montagem da Unidade Processamento Mínimo de Hortaliças. O projeto visa agregar valor aos produtos rurais da agricultura familiar, treinar e capacitar jovens rurais e introduzir inovação tecnológica no campo.


A unidade funciona no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Palmeiras, e é capaz de processar vários tipos de verduras, legumes e frutas, deixando-os prontos para o consumo. O projeto conta com a parceria e apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), através do Departamento de Biologia Vegetal, sendo que o professor Rolf Puschumann é o coordenador da equipe de pesquisadores e alunos de pós-graduação que dão suporte técnico à iniciativa.
Com recursos do governo de Minas e da Prefeitura de Ponte Nova foi possível a construção e instalação da Unidade de Processamento e ainda a aquisição de um caminhão com baú refrigerado. Trata-se de um projeto em que a Coplacan tem interesse, pois agrega valor aos produtos rurais. E será ela, mediante um convênio, a responsável pelo gerenciamento do negócio. O CVT e a SEDRU fornecerá o espaço físico, energia elétrica, água e profissionais para acompanhar as atividades. Já a Emater/MG fica com a parte de orientação técnica aos produtores.
Parte das atividades operacionais do processamento ficará por conta de alunos-aprendizes, filhos de agricultores, que receberão uma bolsa da Prefeitura de Ponte Nova. O processo de seleção desses jovens, que precisam de uma série de pré-requisitos, ficarão por conta dos técnicos da Emater/MG.
Em 26/07, uma equipe de alunos de pós-graduação da UFV, coordenados pelo professor e doutor Milton Edgar Pereira Flores e mais os técnicos do CVT, SEDRU, Emater e Coplacan participaram dos testes de funcionamento da Unidade, processando beterraba, cenoura e couve. Eles concluíram que as instalações e equipamentos estão prontos para entrar em funcionamento.

Pascoal Online, com informações da Ascom – Prefeitura de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!