A secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Sebastião realizou nesta ultima sexta-feira, 27, na Câmara municipal, o repasse para os profissionais do município do Programa Estadual de implantação do controle de câncer de mama.
A capacitação foi destinada aos profissionais da atenção Básica do Município contando com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Médicos que atuam na atenção básica do município. A capacitação foi dirigida pela enfermeira Keyla Maximiano Rodrigues e pela funcionária do Hospital São Sebastião, Renata Marquioli que atua no setor de imagem diagnóstica do hospital.
De acordo com a Enfª Keyla, este programa tem o objetivo de detectar o mais precocemente possível os casos de câncer de mama do estado, devido a este ser o 2ª tipo de câncer que mais atinge as mulheres no estado, garantindo à mulher um diagnostico tratamento e acompanhamento de forma menos burocrática, hábil e efetiva. O programa estabelece a mudança do modelo de prevenção do câncer de mama com a ampliação da faixa etária para a realização da mamografia de rastreamento, com a facilitação do acesso ao exame de mamografia, a facilitação da definição do diagnóstico e com o inicio rápido do tratamento do câncer.
As mulheres de 40 a 69 anos não precisarão passar mais por uma consulta medica para solicitar o exame de mamografia. Os Agentes de Saúde durante as visitas domiciliares poderão fazer a requisição do exame e encaminha-lo ao PSF para agendar o exame com o Hospital São Sebastião. Outro item importante do programa é que, quando detectado alguma alteração na mamografia, a mulher já é encaminhada para o serviço de alta complexidade
(que no caso de Raul Soares a referencia é o Hospital Nossa Senhora das Dores, de Ponte Nova) onde deverá ser realizado o diagnostico e iniciado o tratamento no período máximo de 30 dias.
Pascoal Online, com informações da Enfermeira Keyla Maximiano Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário