quinta-feira, 26 de abril de 2012

Visto para EUA em BH a partir de 7 de maio


O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) de Belo Horizonte será inaugurado no dia 7 de maio. Ele vai beneficiar diretamente as pessoas que querem renovar o documento de entrada nos Estados Unidos. O centro servirá como triagem para que o governo norte-americano verefique quem precisa passar por entrevista presencial ou apenas pela entrega de documentos e registro das impressões digitais. O processo irá valer tanto para o visto de turista quanto para os demais.

Aqueles que querem a renovação do documento, a partir do dia 30, deverão se cadastrar pela internet e agendar a ida ao Casv de qualquer lugar do país. No centro, o solicitante entrega o passaporte e registra suas impressões digitais e foto. "É muito mais rápido para quem está renovando. É só esperar o visto em casa", explica Patrick McCormick, vice-cônsul do consulado geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Entretanto, para as pessoas que vão tirar o visto pela primeira vez, a jornada terá duas etapas e não mais a única ida ao Rio de Janeiro ou às cidades onde existe consulado ou embaixada dos EUA: São Paulo, Recife e Brasília. Nesse caso, o primeiro passo é igual ao da renovação: cadastro pelo site e ida ao Casv. Mas, no próprio site de solicitação do visto, será preciso agendar para outro dia a ida a qualquer consulado ou embaixada norte-americana do país, onde será feita exclusivamente a entrevista. Assim, o solicitante deverá arcar com o tempo e os gastos pela ida ao posto de atendimento e, também, com o segundo deslocamento.

Agilidade
De qualquer forma, McCormick considera que a medida vai agilizar o atendimento em consulados e embaixadas. "Antes, as pessoas que estavam renovando visto ficavam no consulado e isso não deixava mais espaço para as que estavam tirando pela primeira vez. Sei que o processo vai ser mais rápido", fala.

 O Consulado dos EUA de São Paulo estima que, com o novo processo de solicitação de vistos, o tempo para se obter o documento passará de cerca de 52 dias para aproximadamente 32 dias.
Segundo a cônsul dos EUA para Minas Gerais, Merry Miller, o Casv tem como objetivo melhorar a capacidade de emissão de vistos e reduzir o tempo de espera. "É um processo mais rápido, mais barato e conveniente", diz, lembrando da taxa única de US$ 160. Além disso, pessoas com até 15 anos e com 66 anos ou mais não precisam ir até os centros. Um responsável poderá levar a documentação do solicitante e a foto 5x7.

O posto será definitivo em Belo Horizonte, mesmo após a inauguração do consulado na capital mineira, prevista para 2014. O Casv fica na Rua Maranhão, 310, no bairro Santa Efigênia, e irá funcionar de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA, E SEM ELA NÃO HÁ CIDADANIA.

O município de Bom Jesus do Galho se localiza a 304 km da capital, sua população segundo IBGE/2008 são 15.541 hab. A economia tem como base a pecuária de leite e a cafeicultura, mas em grande parte do município também se cultiva o eucalipto e outras culturas. A cidade recebe todos os anos milhares de fiéis no Jubileu do senhor Bom Jesus realizado no mês de Setembro.
BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE - ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

Termo de responsabilidade

O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

Contador

SEJAM BEM VINDOS

Bom Jesus está sendo saqueada por vendilhões do templo. Acorda Cidadão Bomjesuense!