Desde janeiro deste ano, o município de Bom Jesus do Galho está recebendo o ICMS Esportivo. O benefício foi conquistado devido aos investimentos que o governo municipal vem fazendo na promoção e apoio a eventos e atividades esportivas, através de seu Departamento de Esportes, a partir de planejamento elaborado em 2010 e colocado em prática em 2011.
Criado pelo Governo de Minas Gerais através da Lei Robin Hood (Lei 18.030/2009), cuja proposta é a redistribuição mais justa dos recursos do ICMS no Estado, o ICMS Esportivo, premia o município que, a partir da criação do Conselho Comunitário de Esportes, elabora e desenvolve projetos destinados à promoção das atividades esportivas, comprovando suas realizações.
A Prefeitura de Bom Jesus do Galho, através do departamento de Esportes, comandado por Givanildo Batista, o “Gigi”, contando com total apoio do Conselho Comunitário, elaborou os projetos relativos ao ano de 2010, com farta documentação, inclusive com recortes de jornais e material fotográfico para detalhar cada atividade, e os encaminhou à Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ), para avaliação.
O esforço foi recompensado com a aprovação dos relatórios pela SEEJ e, a partir de janeiro de 2012, a Prefeitura de Bom Jesus passou a receber os recursos do ICMS Solidário - Critério Esportes, para continuar desenvolvendo programas e atividades esportivas no município e, assim, como destaca o prefeito Jadir José da Silva, permitir que ele continue mantendo o compromisso de seu governo, de investir no esporte. “Até o final do ano passado, as realizações esportivas vinham sendo financiadas exclusivamente com recursos do município. O novo aporte, embora pequeno, será de grande valia, possibilitando dar sequência ao planejamento efetuado pelo Gigi e sua equipe, que tantos benefícios trouxe à nossa comunidade, principalmente à nossa juventude”.
A estimativa, tomando-se como base os repasses ocorridos nos primeiros meses deste ano, é de que Bom Jesus esteja recebendo, aproximadamente, R$ 17 mil reais ao longo de 2012, recurso a ser destinado a projetos como o Bom de Bola, Craque na Escola; Copa Distrital de Futebol; Copa de Futsal; participação do município nos Jogos Estudantis (JEM) e Jogos do Interior (JIMI), assim como em atividades da Terceira Idade. Além disso, abre-se a possibilidade da realização de eventos de Motocross, modalidade esportiva muito apreciada pela população bom-jesuense.
Agradecendo à participação direta dos membros do Conselho Comunitário de Esportes, Jadir José elogiou o desempenho do Departamento de Esportes. “O resultado alcançado vem mostrar que tive a felicidade de fazer as escolhas certas. Demos o apoio necessário e o fruto do trabalho está aí!”.
O ex-diretor de Esportes, Givanildo Batista, que se desincompatibilizou do cargo no início do mês, visando uma possível candidatura à Câmara Municipal, agradeceu ao prefeito Jadir José. “No início, enfrentamos muitas dificuldades, mas, tivemos a felicidade de contar com o apoio irrestrito do nosso prefeito. Fui feliz, ainda, em contar com companheiros muito dedicados e, juntos, pudemos realizar bons eventos e conseguir a aprovação deste projeto, que destinará recursos para o esporte, rendendo muitos e bons frutos”.
Com o afastamento de Gigi, seu auxiliar, José Rocha, assume a direção do Departamento de Esportes, prometendo dar continuidade ao projeto iniciado em 2010. “Somos uma equipe e estaremos empenhados, dia a dia, em proporcionar o melhor para Bom Jesus do Galho, pelas suas tradições no campo esportivo, em toda a região”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário