A Rua Santa Efigênia é uma das mais bem cuidadas e de bonita apreciação que no momento temos em Granada. Moradores cuidam de suas calçadas, não jogam lixos em lugares inadequados, sempre atentos à limpeza e não se vê amontoados de lixos em nenhum lugar sequer, mesmo que resolvam fazer alguma construção não invadem a rua com britas e areias, que muitas vezes ficam depositadas dias, meses, acumulando sujeira no calçamento que não é tão bom assim.
Exemplo que todas as ruas deveriam seguir, mas, infelizmente, muitos acham que as pessoas que fazem as limpezas são obrigadas a aceitarem a falta de educação de alguns moradores, que atiram lixo pela janela sem pensar nas consequências e o quanto é feio essa atitude. Devemos respeitar o serviço dos outros e agir como se estivéssemos em nossa própria casa.
Todos os dias somos surpreendidos com atitudes abomináveis de alguns moradores do Distrito, por mais que pareça absurdo, até dentro de bueiros eles depositam lixos, como garrafas, latas, etc. Se cada um cuidasse um pouco mais, provavelmente tudo seria diferente. A coleta está restrita a apenas dois dias por semana, e se sabemos que o caminhão vai passar dias de terça e sexta, porque não depositarmos os lixos acumulados em nossas casas nesses dias? Fácil solução, difícil é conseguir fazer cada um entender que é dever de todos a preservação do nosso espaço.
Sejamos mais cuidadosos com o lugar que vivemos e trabalhamos, afinal quem decide como será apresentado é você mesmo!
Fonte: Blog da Amodig
NOTA DO POLUm comportamento dos moradores de Granada e de pessoas civilizadas que deveria ser seguido pelos raul-soarenses. Aqui o lixo é tratado como se fosse um adorno, um elemento que enfeita as praças, pois, todos, sem exceção, colocam os lixos não nas suas portas, mas nos jardins das praças centrais como se ali fosse um lugar destinado a depósito de entulhos. Francamente, a cidade de Raul Soares está alcançando um grau de degradação inimaginável, e não venham me dizer que a culpa é só da administração municipal. A prefeitura tem uma grande parcela de culpa nisso tudo, sim, pois deveria promover uma limpeza mais bem feita e fazer campanhas sobre limpeza urbana, reeducando os moradores. Mas, a população também não colabora e não está nem aí para esse quesito “limpeza urbana”, desde que esteja levando vantagem em alguma coisa, o resto é que se dane. É a famosa lei de Gérson, onde a máxima é cada um levar vantagem em tudo. Um comportamento mesquinho, de pessoas egoístas e que colocam o bem estar pessoal acima de qualquer coisa. Vamos refletir um pouco mais e começar a ver a cidade por outra ótica. Afinal, este é o lugar em que vivemos e, no fundo, é a extensão de nossa própria casa. Por que não cuidar dela como nosso próprio lar?
Acho uma vergonhosa humilhação ter que admitir que nós raul-soarenses paramos no tempo e temos que engolir o fato de que cidades e até distritos bem menores estão culturalmente muito mais avançados e bem estruturados em comportamento urbano, se reestruturando objetivando criar um comportamento cada vez mais adequado a um convívio mais harmonioso entre as pessoas.
Acho uma vergonhosa humilhação ter que admitir que nós raul-soarenses paramos no tempo e temos que engolir o fato de que cidades e até distritos bem menores estão culturalmente muito mais avançados e bem estruturados em comportamento urbano, se reestruturando objetivando criar um comportamento cada vez mais adequado a um convívio mais harmonioso entre as pessoas.
Vamos tomar atitude e despertar deste sono de inércia ao qual estamos mergulhados há muito tempo. Vamos ser mais solidários e agir em função do bem comum, objetivando sempre a coletividade e não a satisfação de desejos egoísticos aos quais já nos acostumamos a ponto de achar que isso é que é o normal. Vamos ler mais, conhecer outros lugares, refletir mais, para termos condições de sabermos com fidelidade e consciência quem realmente somos. Precisamos chegar ao ponto de nos envergonharmos de nossa atual condição, de sentirmos no fundo da alma a situação de pobreza cultural a que chegamos, para conhecermos quem realmente somos, se quisermos mesmo modificar esta cidade!
Não deposite lixo nas praças. Não jogue lixo nas ruas. A cidade é a extensão de sua casa!
Vamos mudar e transformar esta cidade para que possamos dizer de peito aberto que temos orgulho de ser raul-soarenses!
Nenhum comentário:
Postar um comentário